A sessão formativa, realizada na escola, permitiu aos docentes conhecer de perto as potencialidades dos robôs humanoides NAO, desde a programação básica até ao desenvolvimento de atividades pedagógicas interativas. Ao longo da formação, os participantes exploraram funcionalidades como o reconhecimento de voz, movimento, expressão emocional simulada e interação multimodal — características que tornam estes robôs aliados versáteis no processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo principal da iniciativa foi capacitar os professores para integrarem a robótica educativa nas suas práticas, criando aulas mais dinâmicas, motivadoras e adaptadas às necessidades dos alunos. Através do uso dos Robôs NAO, torna-se possível trabalhar áreas tão diversas como a matemática, línguas, tecnologias, desenvolvimento social e até competências de comunicação.
A formação reforça o compromisso da EPMS com a inovação, preparando os seus profissionais para os desafios da educação do futuro e promovendo um ensino mais inclusivo, cativante e alinhado com as exigências do mercado de trabalho e da sociedade digital.
A escola agradece a todos os docentes participantes pela sua dedicação e abertura à inovação, destacando que novas ações formativas na área tecnológica continuarão a ser promovidas.