Tira aqui as tuas dúvidas. Caso não fiques completamente esclarecido, podes sempre enviar um email para [email protected].

FAQ

Que subsídios tenho direito?

De acordo com a legislação em vigor, todos os alunos de nacionalidade portuguesa ou com residência permanente em Portugal, pelo menos há 5 anos, têm direito a subsídio de alimentação, no nosso caso em géneros, subsídio de transporte, desde que seja entregue nos serviços administrativos o recibo de pagamento do passe, e bolsa de profissionalização de estágio.
Cumprindo os requisitos legais, também poderão ser atribuídas a bolsa de material de estudo e subsídio de alojamento.

Qual a duração de um curso profissional?

Os cursos profissionais são equivalentes ao 12º ano, com a duração de 3 anos letivos.

Tenho 20 anos, ainda posso frequentar um curso profissional?

Podem frequentar um curso profissional todos os jovens que, a 1 de setembro do ano de início do ciclo de formação, tenham, no máximo, 19 anos.

Quais os requisitos para frequentar um curso profissional?

Ter concluído o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente (9º ano de escolaridade) e, a 1 de setembro do ano de início do ciclo de formação, ter, no máximo, 19 anos.

Posso concorrer ao ensino superior após concluir o meu curso?

Os cursos profissionais são equivalentes ao 12º ano. Concluído o curso, para seguirem para o ensino superior, os alunos têm de fazer os exames nacionais para poderem candidatar-se.

Paga-se propinas para frequentar a escola?

A inscrição e frequência são gratuitas.

Sendo aluno de outra cidade, tenho direito a subsídio de alojamento? 

O subsídio de alojamento é atribuído aos alunos de Ensino Profissional que, comprovadamente, residam a mais de 50Km da escola e/ou comprovem que não existe transporte compatível com o horário escola. Estes comprovativos são solicitados na sede da junta de freguesia de residência.

Qual é a certificação atribuída?

Tirar um Curso Profissional é uma mais-valia dupla, pois permite adquirir uma Certificação Escolar equivalente ao 12º ano e uma Certificação Profissional de nível IV da União Europeia.

A Certificação Profissional de nível IV da União Europeia é a certificação resultante do percurso de qualificação do curso profissional de nível secundário, onde também é obrigatório a realização de estágio curricular (Formação em Contexto de Trabalho). Sendo um percurso de dupla certificação, possibilita tanto a entrada no mercado de trabalho como técnico profissionalizado, como o prosseguimento de estudos a nível superior.

Nível 1 - 2.º ciclo do ensino básico
Nível 2 - 3.º ciclo do ensino básico
Nível 3 - Ensino secundário vocacional para o prosseguimento de estudos de nível superior (cursos científico-humanísticos)
Nível 4 - Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação (cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação e formação ou cursos artísticos-especializados no domínio das artes visuais ou audiovisuais) 
Nível 5 - Ensino pós secundário não superior com créditos para prosseguimento de estudos de nível superior (cursos de especialização tecnológica)
Nível 6 - Licenciatura
Nível 7 - Mestrado
Nível 8 - Doutoramento 

O que é ncessário para realizar a matrícula?

O primeiro passo é efetuar a pré-inscrição em www.epms.pt
Para efetivar a matrícula, são necessários os seguintes documentos:
Cartão Cidadão (aluno e encarregado de educação)
Certificado de Habilitações
Boletim de Vacinas atualizado
Declaração de Escalão de Abono de Família 2020
NIB

O que é a FCT

A FCT (Formação em Contexto de Trabalho) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. Realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
No 2º ano (11º ano) têm 280 horas de Formação em Contexto de Trabalho; No 3º ano (12º ano) têm 420 horas de Formação em Contexto de Trabalho

O que é a PAP?

Consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem. O projeto centra-se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelo aluno em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza-se sob orientação e acompanhamento de um ou mais professores.
Tendo em conta a natureza do projeto, poderá o mesmo ser desenvolvido em equipa, desde que, em todas as suas fases e momentos de concretização, seja visível e avaliável a contribuição individual específica de cada um dos membros da equipa. As temáticas de incidência e os elementos obrigatórios para a concretização do projeto devem ser definidas no início de cada ano letivo. Compete à Coordenação de cada curso de nível definir as temáticas e os elementos obrigatórios do projeto.

INSCRIÇÕES

CALENDÁRIO

VÍDEOS